top of page

 

A grande competitividade existente atualmente no mercado faz com que grandes empresas tenham maior compromisso com um contínuo aperfeiçoamento de seus produtos e processos.

 

Para garantir esse aperfeiçoamento, técnicas de Manutenções Preventivas e Preditivas podem ser utilizadas, a fim de evitar paradas inesperadas dos processos de produção.

 

Uma pergunta cuja resposta sempre causa apreensão no meio industrial, principalmente para a área de produção é: Quanto custa uma parada forçada por causa da falha de um equipamento crítico para a produção?  Um simples parafuso pode parar uma fábrica gigantesca, se quebrar um conector na entrada de alta tensão. O prejuízo é sempre muito grande.

Inspeções Termográficas

Imagem1.jpg

Termografia é uma técnica que permite realizar medições remotas das temperaturas dos equipamentos utilizados na produção sem a necessidade da parada destes.  A partir da formação de imagens térmicas, conhecidas como termogramas, torna-se possível identificar um indício ou condição anormal de funcionamento desses equipamentos, permitindo assim, realizar uma intervenção programada para realização da correção deste problema, reduzindo perdas de produção e custos com a manutenção.

Imagem de luz visível
Imagem Infra-vermelha

Todos os equipamentos aquecem, mais ou menos, de acordo com seus projetos, características construtivas e cargas que estão submetidos, porém possuem especificações técnicas fornecidas pelos seus fabricantes, onde são fornecidos os valores de Máximo Aquecimento Admissível – MAA.

As temperaturas de operação, de cada equipamento elétrico, medidas através de imagens térmicas (Termografia) são comparadas com seus padrões construtivos (MAA) e comparadas com os intervalos de criticidade, apontados pelas Normas técnicas específicas, para que a devida intervenção seja priorizada no Programa de Manutenção Preventiva a ser implementado.

bottom of page